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Quality Digital implementa RPA na Rede Santa Catarina

A Quality Digital forneceu a solução de consultoria, hiperautomação e RPA (Roboc Process Automation) da AutomationEdge para a Rede Santa Catarina. Foram mais de 1.224.785 dados movimentados pelo RPA até outubro de 2022, com mais de 20 mil horas economizadas de ações humanas, isso somente contabilizando um recurso. A estratégia adotada visa dobrar e até triplicar esses valores no próximo ano.

A trajetória da automação começou com uma ideia, que se transformou em uma prova de conceito, para então ser aprovada e realizado o levantamento dos possíveis processos de automação na Rede. “O processo de automação começou do alto, pois tivemos que trazer as áreas de negócios para o nosso lado e explicar que automação não é um bicho de sete cabeças ou que vai roubar cargos, ou mandar pessoas embora, mas sim melhorar o trabalho do colaborador, facilitando o trabalho e empoderando o seu dia a dia”, explica Marcelo Ferreira, coordenador de TI da Rede Santa Catarina.

Com isso deram início a algo que não existia dentro da Rede a partir da chegada da Quality, a criação de uma célula de automação. Iniciativa do Departamento de TI para criar, customizar e dar andamento aos projetos de RPA. Atendendo inicialmente a área administrativa, o uso das ferramentas foi uma evolução. Com muitos processos manuais que atrapalhavamm a rotina da área, Diego Lira, líder técnico das soluções de TI da Rede Santa Catarina, explica que houve uma oportunidade de automatizar esses processos, em que o usuário tem ali um esforço repetitivo e às vezes não consegue nem realizar o serviço.

“Tínhamos um processo que ficava oito meses para conclusão e entrega no fechamento mensal. Com apenas uma pessoa fazendo, era impossível. Poderia contratar mais pessoas ou uma equipe terceira, mas veio a ideia de automação, onde o robô faz, com uma performance semelhante a de uma pessoa, o trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana, sem pausa. Hoje, conseguimos em um mês executar 8 milhões em valores financeiros, algo que antes só poderia ser possível em oito meses ou mais”, explica o executivo.

Com um sistema funções básicas exploradas até um maior domínio e aplicação de códigos, como JavaScript, Python e Banco de Dados, e informações do robô armazenadas de acesso rápido e seguro, Lira conta que a equipe entregou 24 automações, 5 em HML, 5 em desenvolvimento e 17 em backlog para 2023. “O objetivo é continuar expandindo o RPA pelos processos internos da Rede Santa Catarina”, finaliza Diego.

Fonte: Saúde Business