O mercado de planos de saúde registrou em novembro 50,2 milhões de usuários, o que representa um incremento de 1,6 milhão de beneficiários, quando comparado há um ano e de 126, 6 mil em relação ao mês imediatamente anterior. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Hapvida/NotreDame Intermédica acrescentou em sua base 43 mil novos usuários em novembro, sendo que desse total 39,8 mil vieram da Intermédica. “No entanto, considerando o trimestre, as adições orgânicas na companhia estão próximas de zero”, informa relatório do Citi. Os dados do último trimestre consideram outubro e novembro, uma vez que a ANS ainda não divulgou números de dezembro.
A Sul América registrou um aumento de 21,8 mil usuários em novembro e 29,5 mil no acumulado de outubro e novembro. Considerando esse mesmo período, a Unimed Nacional (antiga CNU) ganhou 18,8 mil novos usuários e 41,4 mil, respectivamente.
Já a Bradesco Saúde encerrou o mês de novembro com 11 mil segurados a menos e no bimestre, a queda é de 12 mil. A Amil, perdeu 1 mil clientes em novembro, mas considerando o acumulado dois meses, a redução na carteira chega a 27 mil. Na Unimed-BH, a perda orgânica foi de 2,6 mil em novembro, mas no acumulado do bimestre, a cooperativa teve um incremento de 7,5 mil beneficiários, de acordo com levantamento do Citi.
Em relação ao mercado de planos de saúde por adesão, o segmento perdeu 20,8 mil vidas em novembro e no último trimestre (parcial) a queda está em 28 mil, “o que pode sugerir uma dinâmica de vendas desafiadora contínua para a Quali”, informa relatório do banco.
Segmento odontológico
Por outro lado, o segmento odontológico continua crescendo de forma expressiva. Em novembro, havia 30,8 milhões de usuários do produto. Em relação ao mês anterior, houve um acréscimo de 259,7 mil e na comparação anual, houve um incremento de 2,2 milhões de pessoas com o benefício.
As operadoras que mais cresceram nesse mercado dental em novembro foram OdontoPrev e MetLife, cada qual com incremento de 54,8 mil as suas respectivas carteiras, em novembro. A Hapvida teve incremento de 40 mil vidas, SulAmérica, 13,5 mil e Amil viu sua base de clientes ter um aumento de 8,2 mil usuários. Já a BB Dental, perdeu 1,8 mil usuários em novembro.
Fonte: Valor Econômico