O RH é muito cobrado para assumir uma postura proativa com relação a estratégia de benefícios corporativos. Isso envolve alinhar as melhores práticas de mercado com as reais necessidades dos colaboradores, sem deixar de cuidar dos processos operacionais, preenchendo lacunas para eliminar erros e reduzir custos.
Diante desse grande desafio de gestão, a empresa Propay realizou a segunda edição da pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos, tendo como meta entender o mercado de benefícios, suas necessidades e como as empresas têm lidado com elas. Afinal, por conta da pandemia de Covid-19, os dois últimos anos foram surpreendentes para qualquer setor e isso inclui o RH.
A maneira de conduzir a gestão dos benefícios corporativos, por exemplo, sofreu alterações e, por intermédio dessa pesquisa, a Propay vai oferecer insights, ampliar a realidade e estabelecer um quadro referencial que contribua para o crescimento integral das empresas.
Realizada em ambiente online, o principal foco da pesquisa foi os profissionais de Recursos Humanos, pois são eles que vivem a realidade da gestão de benefícios corporativos no dia a dia. Ao todo, foram 413 respondentes, que integram empresas nacionais e multinacionais dos mais distintos portes e segmentos.
Diante de um novo período incerto da economia mundial (muito associado à pandemia de Covid-19), a área de RH, como responsável pela gestão dos benefícios corporativos, percebeu os reflexos em seus custos com a saúde dos colaboradores.
Muitos desses custos virão em decorrência da postergação de procedimentos, como cirurgias e tratamentos médicos durante o período mais crítico de isolamento social. Resultado: algumas empresas que não enfrentaram alta na sinistralidade, talvez sofram em breve os impactos em suas contas.
Entender estes novos cenários e como as organizações estão lidando com isso é fundamental para a tomada de decisões táticas e estratégicas no que tange a gestão de pessoas.
Política de benefícios
Os benefícios corporativos são vantagens que as empresas oferecem aos colaboradores e têm sido utilizados como uma arma estratégica para atração e retenção de talentos. Gerenciar uma política de benefícios exige uma atenção extra dos profissionais e, por isso, acabam ganhando destaque.
Abaixo, alguns dados relevantes da pesquisa em relação aos benefícios de plano de saúde:
- Como benefício plano de saúde, 31% dos respondentes afirmaram que fazem uso dos serviços do Sistema Unimed, seguido de 25% que utilizam Bradesco e 15% SulAmérica.
- Aproximadamente, 3 em cada 10 respondentes confirmaram que a fatura do plano de saúde representa de 6% a 10% da folha de pagamento.
- 40% das empresas não permitem a manutenção/permanência dos inativos na assistência médica.
- Das empresas que oferecem plano de saúde corporativo, 55% oferecem e 45% não oferecem check-up.
Geração Millennials
Lidar com as características, expectativas e necessidades motivacionais das gerações que atuam hoje no mercado de trabalho é um grande desafio para o RH. As demandas das gerações Baby Boomers, Geração X, Geração Y (conhecida como Millennials, por terem presenciado a virada do milênio) e a Geração Z, exigem cuidados diferentes.
Em 2025, 75% dos colaboradores serão millennials. O que o seu RH pretende fazer para atrair e reter essa geração? Confira as respostas apuradas pela pesquisa:
- Investir em modelo de trabalho flexível: home office, horários alternativos de trabalho etc (53%)
- Investir em benefícios estratégicos ou flexíveis (24%)
- Investir em qualidade de vida e bem-estar (18%)
- Investir em remuneração (5%)
Fonte: Ebdicorp