O virologista francês responsável por descobrir o vírus do HIV, Luc Montagnier, morreu aos 89 anos na última terça-feira (08/02).
Segundo informações da Prefeitura de Chabris, Montagnier estava internado no hospital Neuilly-sur-Seine.
Em 2008, o virologista ganhou o Prêmio Nobel da Medicina pela identificação e descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que gera a Aids. As pesquisas e trabalhos que guiaram Montagnier à descoberta ocorreram em 1983 pelo Instituto Pasteur, em Paris, ao lado dos colegas e pesquisadores Françoise Barré-Sinoussi e Jean-Claude Chermann.
A pesquisa que levaria à descoberta do vírus da Aids começou em janeiro de 1983, quando Montagnier recebeu amostras de um paciente com uma doença que comprometia e destruía seu sistema imunológico.
Nos últimos anos, o pesquisador declarou opiniões polêmicas em relação à covid-19 e às vacinas imunizantes. Durante a pandemia, Montagnier afirmou – sem respaldo científico – que o coronavírus teria sido produzido em laboratórios e que as variantes do vírus foram geradas pelas vacinas.
No entanto, o cientista já havia feito outras declarações controversas, afirmando que o autismo seria causado por infecções e que antibióticos poderiam ser a cura para a condição.